Espetáculo “A cartomante” é premiado em cinco categorias no Festival de Esquetes Teatrais em Quedas do Iguaçu – Campus Quedas do Iguaçu

Notícias

Espetáculo “A cartomante” é premiado em cinco categorias no Festival de Esquetes Teatrais em Quedas do Iguaçu

Publicado em

Copiado!

No dia 01/12 o IFPR participou do Festival de Esquetes Teatrais no Centro Cultural de Quedas do Iguaçu, apresentando uma releitura do conto “A cartomante” de Machado de Assis, publicado originalmente em 1884. O espetáculo foi premiado nas categorias: melhor ator (Lucas Debortoli); melhor atriz (Ktlin Vanessa), dividido com o Colégio Estadual José de Anchieta; melhor ator coadjuvante (Gabriel Ponsoni); melhor roteiro e como Grupo Destaque do Festival.

Apesar do nome, o conto trata da história de um triângulo amoroso entre Rita, Camilo e Vilela. A adaptação do texto, de autoria de Janaina Russef, desloca um pouco o centro do trio Camilo-Rita-Vilela, apresentando novos personagens, como o mordomo Alfred e explora o consultório da cartomante, fazendo uma releitura cômica deste triângulo amoroso.

Embora a releitura do conto possua um viés cômico, ele ainda  trata de uma realidade que infelizmente continua bastante atual: o assassinato de mulheres, tipificado como Feminicídio. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tal crime de ódio é responsável pela morte de 12 mulheres por dia no Brasil,  normalmente praticado por familiares, parceiros e ex-parceiros das vítimas. A esquete apresentada chamou a atenção do público para esse fato e estimulou a denúncia de qualquer violência doméstica, que em casos extremos (mas não tão incomuns) levam ao feminicídio. As denúncias são anônimas e podem ser feitas através do telefone 180.

A peça “A cartomante” pode ser vista no seguinte link https://www.facebook.com/tviguacuonline/videos/1937413973177887/?hc_ref=ARTQTbJrLenyLUZapzndNZWKEQIvJ6y5k1jwh2Jyld4RwHeJv8SYiLwpAm1W-sZOE5g a (partir de 1:52:00). As outras peças do festival também estão disponíveis na página on line da TV Iguaçu no Facebook.
Abaixo você pode conferir algumas músicas escolhidas para a trilha sonora que também abordam o tema da violência contra a mulher:
Elza Soares – Maria de Vila Matilde
https://www.youtube.com/watch?v=Kk9Msq05SRM
Francisco, el hombre – Triste, louca ou má
https://www.youtube.com/watch?v=lKmYTHgBNoE
Topo