Estudantes do IFPR Quedas do Iguaçu promovem debate interno sobre os desafios da juventude atual – Campus Quedas do Iguaçu

Os alunos do 1º e 2º anos se reuniram  no dia 11 de dezembro para discutirem diversos temas relacionados aos desafios que a juventude encontra no contexto da sociedade brasileira atual com ênfase na localidade em que vivem.

A discussão foi gerada a partir de uma apresentação feita pelos alunos do 2º ano que trazia dados sobre a população jovem brasileira e sua inserção em questões de trabalho, saúde e sexualidade, religião, educação e sua relação com o mundo virtual. O objetivo foi gerar uma conversa provocada e protagonizada pelos próprios alunos como uma maneira de trazer à consciência crítica o modo que esses temas abordados perpassam suas vidas e os afetam diretamente. Nesse sentido, coube aos professores apenas mediar as discussões que se mostraram bastante instigantes e geradoras de questionamentos que são próprios dessa etapa da vida dos estudantes.

O encontro, além de propor um debate atual, também propiciou um momento de interação entre todas as turmas. Momento importante para o aprendizado por meio da troca de experiências e saberes deles mesmos. Essa atividade mostrou a necessidade de outros momentos em que os próprios estudantes possam compartilhar suas inquietações. Necessidade que será considerada para o próximo ano letivo.