Em apoio à campanha Maio Amarelo, campus Quedas traz aos alunos palestra sobre trânsito – Campus Quedas do Iguaçu

Palestrante conversa com alunos

Maio amarelo é um movimento internacional que possui o intuito da conscientização e alerta em relação aos acidentes e mortes no trânsito no mundo todo. É de suma importância o conhecimento de empresas, associações, entidades, e todos os cidadãos dos dados, riscos e a forma que deve proceder em algumas situações, afinal todos fazemos parte do trânsito.

O Brasil é um dos países que mais possui regras no trânsito, tanto em sua prática quanto para se tornar habilitado para dirigir. Existem cinco categorias de carteira nacional de habilitação (CNH), além de cursos especializados dependendo da categoria, como para transporte de pessoas e produtos de risco. Para iniciar o processo de habilitação o candidato deve ser penalmente imputável, o que significa que é necessário ter mais de 18 anos e ser responsável por si, saber ler e escrever e possuir identidade e CPF. Para iniciar o processo, o candidato passa por uma avaliação psicológica e um exame médico para poder iniciar suas aulas teóricas sobre procedimentos de risco, maneiras básicas de funcionamento de um automóvel, primeiros socorros, entre outros. Posteriormente precisa passar em um exame teórico aplicado pelo DETRAN, assim, segue com o curso e exame prático. Mesmo com toda essa burocracia para prevenir pessoas sem qualificação ou que possam trazer um risco maior para o trânsito, o Brasil é o 4° país com mais mortes no trânsito no mundo.

Valdinéia Corso é PM na Polícia Militar do Estado do Paraná e agente de trânsito há 14 anos

Na última sexta feira, dia 24 de maio, uma comissão de professores da instituição promoveram a realização de uma palestra sobre o Maio Amarelo, com o intuito de conscientizar quais as responsabilidades e procedimentos de comportamento quanto ao motorista, ciclista ou pedestre, enfatizando que o maior deve cuidar do menor, porém sempre com respeito e empatia de ambos os lados, alertando da importância da utilização de meios de segurança, como o cinto de segurança, ou como transitar em uma via sem calçada, o que é muito recorrente em nosso município. A palestra foi ministrada pela soldada Aparecida, policial desde 2002, graduada em letras pela Unicentro e fundadora de várias campanhas educativas em nossa região. Durante a ocasião, teve auxílio da professora aposentada Márcia Regina Marcon Fadel; ambas são ciclistas e relatam as dificuldades encontradas para a realização do ciclismo e algumas curiosidades que deveríamos saber a partir do momento em que aprendemos a andar de bicicleta, como, por exemplo, de que o ciclista precisa andar na mesma direção e sentido da via. Contextualizaram sobre o cidadão no trânsito, que possui o dever de transitar sem constituir perigo ou obstáculos para os demais elementos (Art. 26 do CTB) além do direito de utilizar as vias seguras e sinalizadas, contestar caso haja falta de segurança ou sinalização, sugerir alterações e cobrar a educação no trânsito para as autoridades.

O motivo do nome “Maio Amarelo” vem da cor que sinaliza o alerta, cuidado e atenção nas vias. Neste ano o Maio Amarelo adota o tema No trânsito, o sentido é a vida, com a ênfase de “ouça quem te ama”, onde há o engajamento de crianças realizando alertas quanto a coisas básicas realizadas durante o trânsito como, por exemplo, não furar o sinal, utilizar o cinto de segurança, não ultrapassar o limite de velocidade, procurando tocar as pessoas em questão, pois muitos são pais ou possuem irmãos, primos próximos, além da ingenuidade de uma criança, que está realizando um alerta sincero e cheio de amor, e que a vida e o futuro dela pode estar em suas mãos, já que o condutor é responsável por todos os passageiros.

Estudantes tomaram consciência de como proceder em diferentes situações no trânsito e resolveram diversas dúvidas durante a palestra

Matéria originalmente postada em: https://informaifpr.home.blog/2019/05/28/em-apoio-a-campanha-maio-amarelo-campus-quedas-do-iguacu-traz-aos-alunos-palestra-com-agente-de-transito/