Técnico em Meio Ambiente – Campus Quedas do Iguaçu
Médio Integrado Técnico em Meio Ambiente

Técnico em Meio Ambiente

Atualizado em

Copiado!

O  Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio é oferecido à comunidade estudantil que tenha concluído o ensino fundamental e, que pretenda realizar um curso de educação profissional técnico e o ensino médio integrado. O estudante fará as disciplinas do núcleo básico (matemática, física, português, literatura, inglês, espanhol, geografia, história, filosofia, sociologia, biologia e química) e as disciplinas do núcleo técnico (Educação ambiental, Ecologia e Interpretação Ambiental, Segurança no Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, Introdução à Climatologia, Solos, Agroecologia e Ecoturismo, Saneamento Ambiental, Hidrologia e manejo de bacias hidrográficas, Legislação Ambiental e Gestão, Topografia e Georreferenciamento, Química Ambiental e Tratamento de Efluentes, Microbiologia Ambiental, Tecnologias Ambientais, Educação Empreendedora e Inovação, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Estudos de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas, Análises Ambientais

O profissional formado no curso Técnico em Informática será capaz de desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realizar testes de programas de computador, manter registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados e executar manutenção de programas implantados.

Requisitos de acesso ao Curso: ​Ensino fundamental completo e aprovação no processo seletivo regulamentado pela Pró-Reitoria de Ensino em parceria com o campus.

Quantidade de vagas: 40

Turno: Manhãs e duas tardes (terças e quintas-feiras)

Horário de funcionamento: 7h30 às 11h55

Duração: 3 anos

Carga horária: 3253 hs

O que faz um técnico em Meio Ambiente:
Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Analisa e elabora de laudos, relatórios de estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Onde poderei trabalhar:
Instituições públicas (Secretarias de Meio Ambiente, Órgãos governamentais como, IDR e IBAMA e Estações de tratamento de resíduos. Em Unidades de conservação ambiental, como parques e reservas. Empresas privadas das mais diferentes áreas, ramos ou atividades como, empresas agrícolas, usinas hidrelétricas, fábricas diversas ou ainda em uma empresa própria.

Coordenador do curso: Juliana Camargo Matta juliana.matta@ifpr.edu.br

 PPC_Meio_Ambiente

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.