1ª Mostra de Lançamento de Foguetes do IFPR aconteceu na última segunda-feira, dia 27 de agosto de 2018 – Campus Quedas do Iguaçu

Notícias

1ª Mostra de Lançamento de Foguetes do IFPR aconteceu na última segunda-feira, dia 27 de agosto de 2018

Publicado em

Copiado!

Aconteceu na última segunda-feira (27/08/18) a 1ª Mostra de Lançamento de Foguetes do IFPR em Quedas do Iguaçu.

O evento é idealizado pela PROEPPI (Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), e conta com a participação dos campi de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Colombo, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Pitanga e Quedas do Iguaçu. As atividades desenvolvidas visam estimular o pensamento científico, a cultura da pesquisa, empreendedorismo e inovação, criando um ambiente propício para a troca de experiências, bem como, incentivar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares envolvendo a temática da Astronomia e Astronáutica.

De acordo com João Paulo Ganhor, professor de Física do campus e coordenador do projeto, “as Mostras de Foguetes são espaços riquíssimos para abordagens interdisciplinares dos conteúdos típicos da Física, Astronomia e Astrofísica com os demais componentes curriculares. De forte caráter motivacional, mostra-se como uma valiosa possibilidade para aguçar a criatividade, o interesse pelos fenômenos naturais e pelas ciências e tecnologias que os tomam como objeto de estudo”.

É importante ressaltar que esse evento foi um marco inicial para que se mantenham tais atividades continuamente, aprimorando nossos resultados, a fim de que no ano de 2019 consigamos classificar equipes para a Jornada de Lançamento de Foguetes, que ocorre anualmente no Rio de Janeiro, com participação de equipes de todos estados brasileiros.

O resultado final da competição realizada foi:

1ª colocação: Equipe MKX dos discentes Gabriel Hupalo (1º Ano) e Lucas Turatto (3º Ano) que atingiu 124,10 m de alcance horizontal.
2ª colocação: Equipe Rocket AWP composta por Luis Felipe Fabiane, Lucas Fernando (alunos do 2º Ano) e João Vitor Detoni (3º Ano) com 122,10 m.
3ª colocação: Equipe “Nós que voa” do discente Patrich Felipe Santos (1º Ano) com 95 m.

A comissão organizadora e todo o campus do IFPR de Quedas do Iguaçu parabeniza as equipes participantes, com destaque às três equipes vencedoras.

 

Topo