I IntegraIF: Línguas, inovação e internacionalização – Campus Quedas do Iguaçu

I IntegraIF: Línguas, inovação e internacionalização

Integrar os campi regionais do IFPR foi um dos objetivos do I IntegraIF!

E deu certo!

Foi uma experiência sem igual receber em nossa casa alunos e professores dos campi de Assis Chateaubriand e de Capanema. Também prestigiaram nosso evento o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, a Coordenadora de Políticas de Inovação, o Assessor de Relações Internacionais e além de representantes do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul e membros da comunidade.

O evento promovido pelo CELIF do campus de Quedas do Iguaçu englobou três áreas em crescente desenvolvimento no âmbito do IFPR: ensino
de línguas, internacionalização e inovação tecnológica. Pela manhã tivemos a oficina Robótica sob Pressão, coordenada por uma equipe de Dois Vizinhos, além do Desafio de Programação, coordenado pelos professores de informática do IFPR Quedas do Iguaçu.

No período da tarde, a coordenadora do CELIF e a professora de Língua Portuguesa do IFPR Quedas do Iguaçu conversaram com os participantes
sobre ensino de línguas, globalização e tecnologia, com o objetivo de repensar o papel das línguas no mundo. Logo depois, houve a videoconferência, com a Senior Research Scientist na empresa Google Deepmind, líder mundial em pesquisas sobre inteligência artificial, com aplicação em impactos positivos. Diretamente de Londres, ela compartilhou um pouco de seu conhecimento sobre Inteligência Artificial, falou de sua trajetória como pesquisadora e ressaltou a importância dos estudos e do aprendizado de línguas para ampliar o acesso ao conhecimento. Ao final, os alunos do IFPR puderam fazer perguntas para a pesquisadora. Foi incrível!

Nesta primeira edição do IntegraIF muita coisa boa aconteceu. Partilhamos experiências, aprendemos mais sobre nossa instituição multicampi, iniciamos e fortalecemos vínculos, articulando ensino e pesquisa, além de contribuir com o processo de internacionalização do IFPR.

Registramos aqui nosso muito obrigado a todos que participaram dessa integração! Valeu muito a pena!