Alunos do IFPR Quedas do Iguaçu participam do 15º LATINOWARE e visitam a ITAIPU Binacional – Campus Quedas do Iguaçu

Nos dias 17 e 18 de outubro os alunos do Técnico em Informática do IFPR campus Quedas do Iguaçu participaram, juntamente com os professores Odair Moreira de Souza e Carbone Bruno Krug, pela primeira vez do LATINOWARE – Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas em Foz do Iguaçu, Paraná.

O evento é realizado pelo PTI – Parque Tecnológico Itaipu e em sua 15º Edição contou com 3917 participantes e várias palestras sobre tecnologias, tais como, Segurança da Informação, Linguagens e Frameworks, Computação Forense, Negócios e Inovações, Hardware e Robótica, DevOps, Design Gráficos e Multimídia, Educação Criativa, Infraestrutura e Administração de Sistemas, Desenvolvimento de Aplicativos e Comunidades.

Direcionado às novas tecnologias e software livre, o evento contou com a presença de John “Maddog” Hall, diretor do Conselho do Linux Professional Institute em um stand relacionado ao Linux, onde os alunos puderam conversar, em inglês, e aprender com o renomado profissional da informática.

Além da participação no LATINOWARE a caravana realizou uma visita a ITAIPU BINACIONAL, que é a maior geradora de energia limpa e renovável, pois já produziu mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação. Nesta ocasião os alunos conheceram a história da sua construção e como funciona a geração de energia, os projetos ambientais e biológicos da usina. A usina foi construída por um acordo ente Brasil e Paraguai, tem a capacidade de gerar 14.000 MW e é uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Os alunos destacaram em seus relatórios técnicos a satisfação em terem a oportunidade de participar do latinoware e conhecerem a usina de Itaipu, e que esse tipo de conhecimento extra classe é muito importante para o crescimento acadêmico e profissional.