CELIF realiza ação de internacionalização de Espanhol – Campus Quedas do Iguaçu

CELIF realiza ação de internacionalização de Espanhol

Na quarta-feira (29), foi realizada a ação “Caminhos para internacionalização: Charla entre Brasil e Colômbia” no CELIF Quedas do Iguaçu. A ação de extensão foi realizada pela professora do FIC Espanhol Básico Millene Guimarães, a turma de espanhol do curso FIC e alunos e professores do campus.

A ação de extensão faz parte dos objetivos de internacionalização do IFPR, que visa políticas de incorporação de perspectivas globais no ensino, pesquisa e extensão entre a comunidade interna e externa.

A ação foi realizada por meio de videoconferência, no horário das aulas do FIC Espanhol Básico, diretamente de Bogotá para Quedas do Iguaçu. A comunidade pode ter contato com a língua espanhola e cultura colombiana, pensando em promover as experiências linguísticas e interculturais. Além de, ser uma ação de avaliação da turma com uma experiência real do uso da língua-alvo.

O convidado entrevistado foi Rodrigo Muñoz Huyos, professor universitário da Universidade Antonio Nariño (Bogotá), formado em Engenharia Física e mestre e doutor em Engenharia de Materiais.

A turma preparou uma sequência de perguntas em quatro blocos: vida pessoal, trajetória acadêmica, cultura colombiana e experiências brasileira. A comunidade, também, realizou perguntas e interagiu com o convidado, em espanhol e português.

O convidado morou sete anos em São Paulo, onde foi realizou o mestrado e doutorado na UFScar (Universidade Federal de São Carlos). Assim, pode compartilhar suas experiências no Brasil, vivências culturais e acadêmicas.

Rodrigo Muñoz foi simpático e carismático com a comunidade. Em sua última fala, a professora Millene Guimarães perguntou ao Rodrigo como estavam as repercussões sobre a educação brasileira na Colômbia. O convidado disse que está a par da situação, já que mantém contato com brasileiros e acompanha a mídia brasileira. Ele fez uma fala muito emocionante de como o ensino brasileiro público universitário é de excelência e referência para América Latina, assim, como contribuiu para formação dele academicamente. E, como, as experiências na universidade brasileira foram marcantes para sua vida pessoal, a partir das experiências do intercâmbio cultural realizado no Brasil.

Alunos assistindo a videoconferência