Campus Quedas conclui jogos de Lógica para alunos do ensino fundamental – Campus Quedas do Iguaçu

IFPR

Campus Quedas conclui jogos de Lógica para alunos do ensino fundamental

Na segunda-feira, 08 de julho de 2019, concluiu-se o curso de extensão JogLog: Jogos de Lógica para Alunos do Ensino Fundamental no Campus Quedas do Iguaçu do IFPR. O curso de 40 horas (3 meses) faz parte de um projeto de extensão que oferece meios de ensino-aprendizagem de lógica de programação para os alunos por meio de gamification (ludificação). Esse projeto é coordenado pelo Prof. Odair Moreira de Souza e tem a atuação dos alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio: Jonas Correia, Bruno Szczepaniak, Lucas Buligon, Emily Camargo, Tiago Wyzykowski e Ighor Ubialli com monitores.

Nesta edição do curso de extensão JogLog tivemos a participação de alunos do oitavo e nono ano de vários colégios estaduais do município, tais como, Colégio Estadual Alto Recreio, Colégio Estadual Arnaldo Busato, Colégio Estadual Chico Mendes, Colégio Estadual Castro Alves, Colégio Estadual da Vila John Kennedy, Colégio Estadual José De Anchieta e Colégio Estadual Padre Sigismundo. Os aluno participaram do curso em contra turno escolar frequentando o Campus uma vez na semana para desenvolver as atividades no laboratório de informática.

O curso aborda uma metodologia de ensino-aprendizagem de lógica de programação de computadores por meio de ludificação, que permite suavizar a curva de aprendizagem dos alunos, estimula o raciocínio lógico e motiva os alunos em criações livres. Os principias conteúdos do curso são: (i) conceitos de algoritmos; (ii) estruturação do pensamento lógico; (iii) resolução de jogos de lógica; (iv) introdução à construção de algoritmos; e, (v) o desenvolvimento de jogos, animação e histórias iterativas.

O curso tem como principal ferramenta o Scratch e foi nela que os alunos modelaram e desenvolveram seus projetos finais. No próximo semestre o projeto terá continuidade com dois curso: MIT appInventor e Robótica Educacional (Lego).

Os certificados do curso de extensão JogLog estão disponíveis em formato digital.