Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Quedas do Iguaçu
Início Notícias Projeto de ensino introduz estudantes ao universo da robótica

Projeto de ensino introduz estudantes ao universo da robótica

Publicado em

Alunos em projeto de robótica

Iniciou, em 19 de Junho, o projeto de Robótica Educacional, coordenado pelo professor Odair Moreira de Souza, que procurou incluir os alunos do primeiro ano ao mundo da robótica. Foram selecionados cinco alunos do primeiro ano B e seis alunos do primeiro ano A, sendo iniciado no mesmo dia os trabalhos com os robôs LEGO, a princípio, individualmente.

A primeira modalidade a ser trabalhada será o “seguidor de linhas júnior”, onde o principal objetivo é programar o robô para seguir uma linha de determinada cor e seguindo essa linha, seguir um trajeto que podem ter objetos e espaços sem linhas, e o programador deve fazer ele ultrapassar estes obstáculos e concluir o trajeto.

Outras modalidades serão trabalhadas neste primeiro ano em LEGO, como a modalidade “sumô”, onde os robôs (2) são programados a estar no interior de um círculo, não podem sair deste círculo e devem empurrar o adversário para fora dele. A modalidade “resgate” também será trabalhada, onde o objetivo é vencer desafios, como terrenos irregulares, rampas, obstáculos, entre outros, e conseguir capturar o objetivo predefinido antes que os adversários.

O projeto tem o objetivo de melhorar a programação dos alunos participantes e ensinar como funcionam os robôs, sendo classificado como um projeto de ensino. Os trabalhos iniciarão aplicadamente a partir do segundo semestre de 2019, todas as quartas-feiras.

 

Matéria originalmente publicada em https://informaifpr.home.blog/2019/07/25/projeto-de-ensino-introduz-estudantes-ao-universo-da-robotica/

 

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo