Projeto de ensino introduz estudantes ao universo da robótica – Campus Quedas do Iguaçu

IFPR

Projeto de ensino introduz estudantes ao universo da robótica

Alunos em projeto de robótica

Iniciou, em 19 de Junho, o projeto de Robótica Educacional, coordenado pelo professor Odair Moreira de Souza, que procurou incluir os alunos do primeiro ano ao mundo da robótica. Foram selecionados cinco alunos do primeiro ano B e seis alunos do primeiro ano A, sendo iniciado no mesmo dia os trabalhos com os robôs LEGO, a princípio, individualmente.

A primeira modalidade a ser trabalhada será o “seguidor de linhas júnior”, onde o principal objetivo é programar o robô para seguir uma linha de determinada cor e seguindo essa linha, seguir um trajeto que podem ter objetos e espaços sem linhas, e o programador deve fazer ele ultrapassar estes obstáculos e concluir o trajeto.

Outras modalidades serão trabalhadas neste primeiro ano em LEGO, como a modalidade “sumô”, onde os robôs (2) são programados a estar no interior de um círculo, não podem sair deste círculo e devem empurrar o adversário para fora dele. A modalidade “resgate” também será trabalhada, onde o objetivo é vencer desafios, como terrenos irregulares, rampas, obstáculos, entre outros, e conseguir capturar o objetivo predefinido antes que os adversários.

O projeto tem o objetivo de melhorar a programação dos alunos participantes e ensinar como funcionam os robôs, sendo classificado como um projeto de ensino. Os trabalhos iniciarão aplicadamente a partir do segundo semestre de 2019, todas as quartas-feiras.

Matéria originalmente publicada em https://informaifpr.home.blog/2019/07/25/projeto-de-ensino-introduz-estudantes-ao-universo-da-robotica/