CELIF Quedas do Iguaçu realiza o I EPLIF – Campus Quedas do Iguaçu

CELIF Quedas do Iguaçu realiza o I EPLIF

O CELIF Quedas do Iguaçu realizou, dia 10 de agosto, o I EPLIF – Encontro dos Professores de Línguas no IFPR, no campus Quedas do Iguaçu. O evento, voltado aos professores de línguas (materna e estrangeira) da Educação Básica e estudantes de Letras e magistério, promoveu formação inicial e continuada aos professores da região Oeste, Centro-Sul e Sudoeste, e aos futuros docentes.

Esse evento fomentou a educação linguística, intercultural, reflexiva e crítica, alinhada com os arranjos locais e em consonância com o mundo globalizado. E contou com a organização e colaboração dos professores do CELIF Quedas do Iguaçu (professores Millene Guimarães, Jonathan Camargo e Claudia Candido) e do Campus Cascavel (professora Lediane Manfé).

CELIF Quedas do Iguaçu realiza o I EPLIF

Os ouvintes puderam ouvir e compartilhar suas experiências pedagógicas com a Mesa Redonda “Linguagem e Diversidade”, composta pela: professora Solange Debortoli, atua no município de Dois Vizinhos na Educação Básica, que apresentou a realidade da Educação no Campo e as concepções da pedagogia revolucionária. Também, pelo professor Jonathan Camargo, atua no IFPR Quedas do Iguaçu na Educação Básica, que elucidou sobre a Educação Indígena, as diferenças culturais e a marginalização do povo indígena. Além da, professora Jaqueline Denardin, atua na Educação Básica em Corbélia e Educação Superior na UNIOESTE – Cascavel, que trouxe reflexões sobre a Educação e gênero, suas dificuldades e barreiras na educação contemporânea.

À tarde, os participantes realizaram práticas pedagógicas de multiletramentos na Oficina “Multiletramentos no Ensino de Línguas”, ministrada pela professora Madalena Benazzi Meotti, atua no município de Toledo na Educação Básica. Os ouvintes trabalharam no laboratório de informática do campus, realizando práticas do letramento digital, que poderão ser desenvolvidas em sala de aula.

“O evento foi pioneiro na região. É muito importante a formação inicial e continuada dos professores e estudantes para que possamos trocar experiências e compreender os arranjos locais. É papel do IFPR oferecer essa formação e voltar-se à Educação Básica municipal e estadual. Somos parceiros do município de Quedas do Iguaçu” afirmou a coordenadora do CELIF Quedas do Iguaçu Millene Guimarães.

CELIF Quedas do Iguaçu realiza o I EPLIF CELIF Quedas do Iguaçu realiza o I EPLIF CELIF Quedas do Iguaçu realiza o I EPLIF