Início Notícias Estudantes de Quedas se classificam para fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Criado em 2002 pela Fundação Itaú Social e o Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras, o Programa Escrevendo o Futuro transformou-se em política pública em 2008, por meio da parceria com o Ministério da Educação e a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.

Diferentemente de outras competições, a Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve-se por meio de oficinas oferecidas aos alunos durante alguns meses, para, então, o produto dessas práticas ser avaliado.

Em 21 de agosto, o campus avançado do IFPR premiou os primeiros colocados que participaram das modalidades “Documentário” e “Artigo de Opinião”.

A comissão julgadora da fase interna da OLP foi composta pelos professores Kleber Augusto Michalichem, Millene Guimarães, Jonathan de Camargo e Emerson Ferreira da Silva e o servidor Mateus Moreira, que condecoraram a aluna Natiely Develen Dallazen com o terceiro lugar, o aluno Bruno Matheus Szczepaniak Silva com o segundo e a aluna Shayani Teixeira Melo De Souza com o primeiro lugar no gênero “Artigo de Opinião”.

Estudante do terceiro ano, Natiely Develen ficou em terceiro lugar com seu artigo de opinião – Foto: Maysa Fraga

Bruno Szczepaniak está no terceiro ano e alcançou o segundo lugar na modalidade “Artigo de Opinião” – Foto: Maysa Fraga

O primeiro lugar na modalidade “Artigo de Opinião” foi conquistado pelo texto de Shayani Teixeira Melo De Souza, estudante do terceiro ano – Foto: Maysa Fraga

O documentário premiado foi “A presença da cultura polonesa em Quedas do Iguaçu”, produzido pelos alunos Bruno Goedert Dalmolin, Kamili Suldovski Dzoba e Otavio Augusto Ladoruski.

Nesta semana, o diretor Kleber foi comunicado por e-mail de que o documentário “A presença da cultura polonesa em Quedas do Iguaçu” foi classificado para a fase estadual.

Apenas os primeiros lugares de ambos os gêneros foram encaminhados para a fase municipal. Entretanto, o verdadeiro prêmio foi o interesse dos alunos em pesquisar e descobrir novas informações sobre o lugar onde vivem, trazendo também um olhar critico sobre a sociedade em estão inseridos e a realidade local.

Texto adaptado de https://informaifpr.home.blog/2019/09/14/estudantes-do-campus-de-quedas-do-iguacu-participam-da-olimpiada-de-lingua-portuguesa-e-chegam-a-fase-estadual/