Alunos Participam da Jornada de Ideias Inovadora promovida pelo SEBRAE e IFPR – Campus Quedas do Iguaçu

IFPR

Alunos Participam da Jornada de Ideias Inovadora promovida pelo SEBRAE e IFPR

Jornada de Ideias Inovadora promovida pelo SEBRAE e IFPR

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2019 os alunos do IFPR Campus avançado Quedas do Iguaçu participaram da 1ª Jornada de Ideias Inovadora promovida pelo SEBRAE e IFPR, durante os três dias de evento os alunos tiveram contato com os conteúdos de identificação de problemas e propostas de solução, job to be done, tarefas funcionais e emocionais, dores e ganhos do cliente; canvas da proposta de valor; desenvolvimento de clientes; ciclo lean startup; va

lidação do problema: cartões de teste e aprendizagem; prototipagem e MVP – Mínimo Produto Viável, protótipos de alta e baixa fidelidade; Validação da solução e  apresentação pitch – problema, solução, prototipagem e MVP. As atividades desta capacitação foram realizadas pela Angélica Fabiana Fonseca Weirich, Gabriel Dellalo Caus e Diogo Kaoru Takayama.

Foram mais de 50 alunos participando, buscando soluções para os problemas do município, da comunidade, do IFPR e do seu cotidiano, pensando em desenvolver melhor a sua vida e de outras pessoas. No pitch final foram apresentados 6 projetos (problemas, solução e protótipo) e os destaques são: 3º Lugar: Um aplicativo para gerenciamento de atividades e planos de estudos para os alunos do IFPR, proposto pela equipe composta pelos integrantes: Emillin Mataczinski, Elias da Silva, Lucas Caetano e Rafael Varella, 2º Lugar: Um bastão guia para auxiliar a locomoção dos deficientes visuais, proposto pela equipe SWP composta pelos integrantes João Vitor da Silva, Erick Gonçalves, Eduardo Marcon, Emily Camargo, Alessio Graneto, Lucas Dartora e 1º lugar: um aplicativo para geolocalização em tempo real de ônibus do transporte público, proposto pela equipe Marco’s Family dos integrantes Andrews Nascimento, Antônio Deroni, Gabriel Silva, Isadora Andrade, Kainã Magdiel, Rafael Gaviolli.

Além disto, os alunos participaram do Inova QI – 1º Fórum de Desenvolvimento, Inovação e tecnologia, realizado nos mesmos dias no período da noite com exposições, painéis e palestras sobre inovação, desenvolvimento territorial e desenvolvimento dos municípios ligados a Inovação e tecnologia.

Neste evento os alunos do IFPR apresentaram em uma estante os seus projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico e os projetos de ensino voltado a tecnologia e à educação 4.0 desenvolvidos no laboratório de robótica.