Resultado do Pace – Edição Veteranos está disponível – Campus Quedas do Iguaçu

IFPR

Resultado do Pace – Edição Veteranos está disponível

Resultados finais foram publicados nesta quinta-feira, dia 28

Estão disponíveis os resultados finais do Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace) para veteranos em 2020. O programa concede auxílios para alimentação, transporte, moradia e aquisição de materiais escolares e essa seleção foi regida pelo Edital 180/2019.

“O edital foi lançado buscando atender aos preceitos da Política de Assistência Estudantil do IFPR diante de toda sua importância quanto à permanência dos estudantes”, destaca Marilisi Fischer, pró-reitora de Ensino substituta. “Para que a concessão de auxílio fosse realizada já a partir do primeiro mês do ano letivo de 2020, lançamos, de forma inédita, o  Edital 180/2019 do Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace) em uma edição específica para estudantes veteranos em setembro desse ano”.

Avaliação

O intenso suporte dado as demanda da Assistência Estudantil pela equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas da Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação (Dtic) também propiciou ganhos significativos no aperfeiçoamento dos processos. O Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (Sigae) trouxe mais agilidade e segurança no processo de inscrição dos estudantes, assim como agilizou o processo de análise socioeconômica realizado pelos assistentes sociais e equipe multidisciplinar. “É o primeiro e único da Rede Federal em que os processos de concessão de auxílio é viabilizado 100% sistematizado, o que dá ao IFPR um diferencial nos trabalhos relacionados à Assistência Estudantil, além de ser um sistema que possibilita controle e fiscalização auditável pelos órgãos de controle”, enfatiza Marilisi.

Além do processo ter sido antecipado, foi lançado no sistema ferramentas inovadoras que tornaram ainda mais rápido o processo de seleção, tais: o acompanhamento por parte do estudante e a interposição de recursos feita diretamente no sistema. Antes os pedidos de recursos eram feitos manualmente através de formulários físicos. A  redução maciça de utilização de papel, que representa responsabilidade ambiental, também é uma vantagem.

O efetivo acompanhamento por parte da Diretoria de Assistência Estudantil (Daes) em todo o processo viabilizou que todas as etapas fossem concluídas, de modo a garantir que o cronograma fosse estritamente cumprido.

Classificação não garante recebimento de auxílio

A Diretoria de Assistência Estudantil e Atividades Especiais (Daes) prevê que o programa tenha vigência entre os meses de fevereiro e novembro do próximo ano, com pagamento da primeira parcela dos auxílios em março de 2020.

Os estudantes classificados e deferidos deverão realizar a rematrícula no IFPR até o dia 05 de fevereiro. Apenas desta forma estarão aptos a receber os auxílios.

O valor dos auxílios alimentação, transporte e moradia e também o número de auxílios que serão disponibilizados pelos campi depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano.

Para outras informações acesse a página da Assistência Estudantil