IFPR Campus Avançado Quedas do Iguaçu produz álcool em gel para ações de combate à Pandemia da COVID-19 – Campus Quedas do Iguaçu

Notícias

IFPR Campus Avançado Quedas do Iguaçu produz álcool em gel para ações de combate à Pandemia da COVID-19

Publicado em

Copiado!

Os servidores do IFPR Campus Avançado Quedas do Iguaçu, iniciaram nesta quinta-feira, 7 de maio de 2020, a produção de álcool em gel (70%) e álcool etílico (77% v/v). Nesta etapa foi produzido o primeiro lote de álcool em gel, aproximadamente 40 litros. Todavia, até o fim do projeto a previsão é de que sejam produzidos o total de 300 litros de saneantes.

 A ação está sendo realizada por meio do projeto de extensão “Produção de álcool gel (70%) e álcool etílico 77% (v/v) para o combate ao novo coronavírus (SARS-CoV-2)”,  contemplado pelo EDITAL N°12 da PROEPPI – PARA O ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DO CORONAVÍRUS (COVID-19), que é coordenado pelo professor Vitor Soares da área de Química e tem como responsável técnica a servidora Tamires Roberta Damascena dos Santos – CRQ: 01.400.566 – 1º Região, do IFPR Campus Cascavel.

O objetivo do projeto é produzir dois tipos de saneantes, álcool em gel (70%) e álcool etílico 77% (v/v), sendo o primeiro indicado para assepsia das mãos e o segundo para desinfecção de superfícies em geral. Considerando que a contaminação por SARS-CoV-2 pode se dar através do contato direto com pessoas infectadas, em especial com as secreções dos doentes, bem como com as superfícies contaminadas com o vírus. Estudos mostram que o coronavírus pode permanecer vivo no ambiente por várias horas. Alguns dos principais métodos de prevenção que têm sido orientados pelas autoridades sanitárias e adotados pela população é o uso de saneantes.

No atual contexto da Pandemia da COVID-19, produtos saneantes encontram-se em escassez e/ou ofertados por valores acima da média, o que dificulta sua aquisição, sobretudo pela população em  estado de vulnerabilidade econômica. Esta ação busca contribuir para o aumento da oferta dos produtos disponíveis à população do município de Quedas do Iguaçu.

Os produtos estão sendo produzidos e envasados no Campus e serão distribuídos para as principais unidades públicas de saúde por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Quedas do Iguaçu. Estes locais possuem grande circulação de pessoas e demandam os produtos em grandes quantidades para manter a assepsia das superfícies e a segurança dos pacientes e profissionais da saúde que trabalham diariamente nas unidades.

Esta ação contribui para reafirmar o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – do qual o IFPR, Campus Quedas do Iguaçu integra – por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com a promoção do desenvolvimento social dos locais onde encontram-se inseridos.


    

Topo