Início do Regime Didático Emergencial (RDE) dia 26 de outubro – Campus Quedas do Iguaçu

Início do Regime Didático Emergencial (RDE) dia 26 de outubro

Nesta segunda-feira, dia 26/10, o campus avançado Quedas do Iguaçu inicia o Regime Didático Emergencial (RDE). Tal regime estabelece um  conjunto de normas referentes à retomada do calendário acadêmico para o ano de 2020, com as ações de organização do trabalho pedagógico a serem adotadas pelos cursos ofertados pelo IFPR, estruturado para um período excepcional, em face da situação de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, a fim de promover o prosseguimento das atividades de ensino, protegendo a vida de estudantes e servidores/as e promovendo o ensino em conformidade com as orientações de prevenção e controle do contágio no IFPR.

Após ampla discussão com o colegiado do curso Técnico em Informática, estudantes e responsáveis o calendário acadêmico provisório foi definido, prevendo o início do RDE para a próxima segunda-feira (26/10/20) e o término do ano letivo de 2020 para o dia 15/05/21. O calendário ainda segue para a apreciação, em caráter terminativo, ao Colégio Dirigente do Campus (Codic), em Cascavel.

Além disso, por meio de discussão junto ao colegiado do curso Técnico em Informática houve elaboração do Plano de Trabalho Emergencial (PTE). Esse documento prevê possíveis reformulações curriculares para o curso, carga horária a ser cumprida no RDE por cada turma, previsão de componentes curriculares que não poderão ser implementados de forma não presencial, tratamento para estágios e atividades práticas, diretrizes do processo de avaliação, atendimento aos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas e tratamento a ser dado para a recuperação dos estudantes que não participaram das APNPs (Atividades Pedagógicas Não Presenciais).

O Calendário Acadêmico e o Plano de Trabalho Emergencial já podem ser consultados no site do IFPR – Campus Avançado Quedas do Iguaçu – https://ifpr.edu.br/quedas-do-iguacu/ . Os horários das aulas online para cada turma do curso Técnico em Informática serão divulgados ainda esta semana junto ao grupo de whatsapp das turmas e no site do campus.

O curso de pós-graduação Educação e Práticas de Ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental terá uma organização e calendário próprio, o que será discutido junto ao colegiado do curso na próxima semana.