IFPR Campus Avançado Quedas do Iguaçu promove V SEPIE²X e IV IFTECH em formato online – Campus Quedas do Iguaçu

Foram realizados, entre os dias 09 e 12 de novembro de 2020, no IFPR – Campus Avançado Quedas do Iguaçu, o V SEPIE²X – Seminário de Pesquisa, Inovação, Ensino e Extensão e a IV IFTECH – Feira de Inovação Tecnológica.

Os eventos gratuitos ocorreram de forma simultânea e foram repletos de seminários, minicursos, apresentações culturais e apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes e servidores do campus, além de contar com uma participação significativa de pesquisadores e estudantes de outras instituições.

As propostas têm como um de seus objetivos promover a inclusão e a iniciação dos estudantes no universo da pesquisa, inovação, ensino e extensão, além de propiciar um espaço para socialização destas ações, oportunizando trocas de experiências entre o campus e instituições de ensino participantes. Neste ano, devido à pandemia do Covid-19, os eventos aconteceram de forma online.

Embora o evento não tenha acontecido no formato presencial, foi possível sentir o “calor virtual” dos participantes e trocar muitas experiências e aprender ainda mais por meio das discussões e momentos oportunizados pelos eventos. Um dos destaques desse formato, foi a presença de intérpretes de Libras (nas palestras principais, contribuindo para a inclusão e garantindo acesso aos participantes surdos.

Os seminários abordaram temáticas diversas como “Inovação e criatividade: um olhar para o futuro”  apresentado pela Dra. Ieda Westphal Taca (SEBRAE); a fala intitulada “Caminhando no universo dos jogos eletrônicos”, pelo professor Me. Eduardo Pezutti dos Santos (UTFPR – Campus Toledo), e também, a palestra “Um momento para repensar o papel da escola: educar para quê?” conduzida pelas professoras Me. Lediane Manfé de Souza (IFPR – Campus Cascavel) e Me. Millene Barros Guimarães de Souza (IBC – Rio de Janeiro).

O professor e diretor-geral Kleber Michalichem elogiou cada um dos integrantes da comissão organizadora do evento logo após o encerramento e reforçou que “a dedicação de todos foi imprescindível para que o nosso V Sepie²x e IFtech acontecessem de forma tão brilhante”.

Impressionado e orgulhoso com os resultados dos eventos, o professor e chefe da seção de ensino, Flávio Endrigo Cechim, frisou que “nossos eventos IV IFTECH e V SEPIE²X foram um grande desafio devido ao impedimento da sua execução de forma presencial”. O professor mencionou ainda algumas surpresas positivas. “A participação de egressos, de discentes e de docentes de outros campus e instituições. Enfim, somente pontos positivos tenho a levantar deste nosso desafio vencido. Parabéns ao IFPR – Quedas, parabéns à equipe organizadora e a todos os servidores do campus”, destaca Flávio.

Reforçando o engajamento dos alunos e alunas no desenvolvimento de seus projetos e na dedicação em busca de conhecimento e ciência, o professor e coordenador do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Odair Moreira de Souza, parabeniza todos os apresentadores de trabalhos de pesquisa, inovação, ensino e extensão, minicursos e palestrantes. “O IFPR proporciona essa experiência fantástica para os/as alunos/as já no ensino médio. Eles/as vão para a universidade com uma bagagem excelente e com trabalhos de alto nível. Os/as alunos/as apresentaram projetos preocupados com a arte, sociedade, sustentabilidade e educação, focados em resolver problemas reais. Parabéns a todos os envolvidos na organização!” fecha o professor Odair.

Já o professor Vitor Soares, coordenador do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica do campus, considera que os eventos foram espetaculares. “Tenho certeza que agregou conhecimento aos nossos estudantes e demais participantes através das palestras e apresentações de qualidade sobre projetos desenvolvidos por alunos e docentes do IFPR- Quedas do Iguaçu”, reforçou o professor Vitor.

Muitos estudantes que participaram do evento elogiaram a programação de minicursos e a dedicação dos servidores envolvidos na comissão organizadora, a exemplo, o comentário da estudante Tatiane Graziela, do curso técnico em informática. “Sou eternamente grata por ter o privilégio de ser aluna desses profissionais excelentes”, elogiou Tatiane.

Nosso evento foi realmente um sucesso, deixando um gostinho de “quero mais”. Para as próximas edições, contamos com a participação cada vez mais engajada de nossos estudantes, servidores e integrantes de outras instituições e da sociedade de Quedas do Iguaçu. Até lá.