Projeto de extensão JogLog do IFPR Campus Quedas do Iguaçu ganha destaque no Latin.Science 2020: Latinoware 2020 – Campus Quedas do Iguaçu

O projeto de extensão JogLog do IFPR Campus Quedas do Iguaçu ganha destaque no Latin.Science 2020: II Congresso Latino-Americano Acadêmico de Software Livre que aconteceu durante o XVII Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware 2020, de 02 a 04 de dezembro de 2020.

O artigo intitulado “Cursos de Extensão de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Fundamental usando Learning-by-doing: Um relato de experiência” apresentado pelo aluno Lucas Buligon Antunes com a orientação do professor Odair Moreira de Souza, foi classificado como best paper na categoria short paper.

Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa e relato de experiência de três cursos de extensão, que foram ofertados para alunos do oitavo e nono ano de colégios públicos de Quedas do Iguaçu. Os cursos utilizam abordagem didática prática com o desenvolvimento de jogos na plataforma Scratch, desenvolvimento de aplicativos na plataforma MIT AppInventor 2 e robótica educacional usando LEGO Mindstorms®.

O projeto conta com cinco monitores voluntários e um bolsista da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura – DIEXT/PROEPPI/IFPR. O principal objetivo do projeto é ensinar raciocínio lógico e noções básicas de programação de computadores para os alunos do ensino fundamental, antecipando e estimulando os estudantes a desenvolver e representar o raciocínio lógico durante o processo de análise e resolução de problemas, por meio da construção de algoritmos. O projeto aplica a metodologia learning-by-doing no desenvolvimento de jogos, animações, aplicativos e robôs utilizando lógica de programação. A avaliação do desempenho dos estudantes é realizada de maneira parametrizada por meio do framework de avaliação do pensamento Computacional definido por Brennan e Resnick (2012).

Em 2020 o projeto teve seus cursos presenciais suspensos devido a pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais no IFPR, mas as atividades não pararam, novos materiais estão sendo elaborados, pesquisas de novas abordagens práticas estão sendo realizadas e a pretensão é ofertar os cursos de extensão no formato de oficinas online.

Para obter mais informações sobre o projeto entrar em contato com a secretária do campus, coordenador do projeto Prof. Odair Moreira de Souza pelo e-mail odair.desouza@ifpr.edu.br ou nas redes sociais do campus facebook.com/ifpr.quedasdoiguacu