Cursos e Projetos do CELIF – Campus Quedas do Iguaçu
Cursos e Projetos do CELIF

Cursos e Projetos do CELIF

Atualizado em

Copiado!


Cursos

Inglês Básico

O IFPR, por meio de seu Centro de Línguas (CELIF), propõe-se a oferecer um Curso de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional (FIC) em Inglês Básico. Conforme Guia Pronatec de Cursos FIC (2016), o curso Inglês Básico pretende formar um profissional que compreenda e use expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresenta-se e apresenta a outros. Faz perguntas e dá respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunica-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. Além disso, ao final do curso, o aluno deverá sentir-se capaz de participar das práticas sociais do mundo contemporâneo que exigem um nível básico de conhecimento em língua inglesa.

Carga horária: 160h

Duração: 12 meses

Horário de Funcionamento: 1 encontro semanal, das 13h30 às 17h30

Coordenadora: Lediane Manfé de Souza lediane.souza@ifpr.edu.br


Espanhol Básico

O aluno formado no curso FIC Espanhol Básico deve ser capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Apresentar-se e apresentar a outros. Fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Comunicar-se na língua espanhola de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante, conforme Guia Pronatec de Cursos FIC (2016). Acrescentando à tal perfil profissional, espera-se que o aluno seja, também, capaz de aprender através da abordagem comunicativa a compreensão da cultura do universo hispano-americano e espanhol, como uma aprendizagem significativa as questões gramaticais e linguísticas. Portanto, o aluno deve chegar ao final deste curso tendo desenvolvido sua formação cidadã e crítica.

Carga horária: 160h

Duração: 12 meses 

Horário de Funcionamento: 1 encontro semanal, das 13h00 às 17h00 

Coordenadora: Millene Barros Guimarães de Sousa millene.guimaraes@ifpr.edu.br


Projetos

EXPANDING HORIZONS

O projeto de extensão “Educação Linguística, Letramento Crítico e Interculturalidade: expanding horizons” foi realizado com o intuito de que professores de inglês da educação básica pudessem pensar o papel da língua inglesa no mundo contemporâneo e, assim, dar outros e novos sentidos para o ensino dessa língua na contemporaneidade.

As etapas do curso possibilitaram a reflexão em torno de práticas situadas e sensíveis ao contexto local. Fundamentando-se na educação linguística como uma proposta ampla para a formação de professores como educadores (GARCEZ, 2008) e entendendo o Letramento Crítico (MENESES DE SOUZA, 2011; JORDÃO, 2013; MONTE-MÓR, 2013) como instrumento para sua viabilização, o curso promoveu o engajamento dos participantes em um processo de reflexividade sobre a prática docente em língua inglesa.


 

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.