I IntegraIF – Línguas, Inovação e Internacionalização – Campus Quedas do Iguaçu
Eventos do CELIF I IntegraIF – Línguas, Inovação e Internacionalização

I IntegraIF – Línguas, Inovação e Internacionalização

Atualizado em

Copiado!

Integrar os campi regionais do IFPR foi um dos objetivos do I IntegraIF! E deu certo!

Foi uma experiência sem igual receber em nossa casa alunos e professores dos campi de Assis Chateaubriand e de Capanema. Também prestigiaram nosso evento o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, prof. Marcelo Estevam, a Coordenadora de Políticas de Inovação, Jociane França, o Assessor de Relações Internacionais prof. Adrian Clarindo, além de representantes do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul e membros da comunidade.

O evento, realizado em 26/09/2018, foi promovido pelo CELIF do campus de Quedas do Iguaçu e englobou três áreas em crescente desenvolvimento no âmbito do IFPR: ensino de línguas, internacionalização e inovação tecnológica.

Pela manhã tivemos a colaboração de nossos parceiros do EdukaMaker, Henrique A. Camargo e Diego T. Bassani, com a oficina Robótica sob Pressão, além do Desafio de Programação, coordenado pelos professores do IFPR, Odair Moreira de Souza e Danilo Giacobo.

No período da tarde, a coordenadora do CELIF, profa. Lediane Manfé de Souza, e a profa. Cláudia Candido da Silva conversaram com os participantes sobre ensino de línguas, globalização e tecnologia, com o objetivo de repensar o papel das línguas no mundo. Logo depois, tivemos o prazer de interagir, por meio de videoconferência, com Meire Fortunato – brasileira, Mestre em Matemática pela Unicamp e Doutora em Matemática pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. Atualmente, Meire é Senior Research Scientist na empresa Google Deepmind, líder mundial em pesquisas sobre inteligência artificial, com aplicação em impactos positivos. Diretamente de Londres, Meire compartilhou um pouco de seu conhecimento sobre Inteligência Artificial, falou de sua trajetória como pesquisadora e ressaltou a importância dos estudos e do aprendizado de línguas para ampliar o acesso ao conhecimento. Ao final, os alunos do IFPR puderam fazer perguntas para a pesquisadora. Foi incrível!

Nesta primeira edição do IntegraIF muita coisa boa aconteceu. Partilhamos experiências, aprendemos mais sobre nossa instituição multicampi, iniciamos e fortalecemos vínculos, articulando ensino e pesquisa, além de contribuir com o processo de internacionalização do IFPR.

Registramos aqui nosso muito obrigado a todos que participaram dessa integração! Valeu muito a pena!

Fotos: https://goo.gl/H1wr6E


Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.