AÇÕES DESENVOLVIDAS NAPNE – 2022/2021/2020 – Campus Quedas do Iguaçu
NAPNE AÇÕES DESENVOLVIDAS NAPNE – 2022/2021/2020

AÇÕES DESENVOLVIDAS NAPNE – 2022/2021/2020

Atualizado em

Copiado!

NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

FEVEREIRO/MARÇO 2022

  • Reuniões mensais do núcleo;
  • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de flexibilização curricular, plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios e parecer final);
  • Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
  • Aplicação do questionário do NAPNE, no ato de matrícula, aos estudantes ingressantes;
  • Apresentação em reunião da tabulação dos dados do questionário de matrícula do NAPNE aos servidores do campus;
  • Elaboração de vídeo do NAPNE a fim de apresentação aos novos estudantes e em reunião de responsáveis de abertura do ano letivo 2022;
  • Palestra com o psicólogo Cleiton Carnin, que trabalhou a temática “Saúde mental e depressão”,  realizada no dia 03/02/22.

ABRIL/MAIO 2022

  • Reuniões mensais do núcleo;
  • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de flexibilização curricular, plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios);
  • Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
  • Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o transtorno “Borderline”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;
  • Encaminhamento, junto ao colegiado de curso, sobre orientações quanto ao trabalho pedagógico em relação aos estudantes com necessidades educacionais específicas;

JUNHO/JULHO/AGOSTO 2022

  • Reuniões mensais do núcleo;
  • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios e parecer parcial);
  • Participação do NAPNE na  5ª Mostra de Científica e Cultural  (dias 13, 14 e 15/06), com espaço para visitação e explicação do trabalho realizado;
  • Formação para servidores com a psicóloga Suelen Borsoi, com a temática “Ansiedade e depressão na adolescência: os impactos na aprendizagem”, realizada em 22/06/22;
  • Reunião com a direção e equipe pedagógica da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu em 18/08/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão;
  • Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;

SETEMBRO/OUTUBRO/2022

  • Reuniões mensais do núcleo;
  • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios);
  • Reunião de acolhida com as novas professoras Vivian (Biologia) e Jaqueline (Educação Especial), explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
  • Reunião com todos os responsáveis e estudantes acompanhados pelo núcleo para apresentação da professora de Educação Especial, Jaqueline, assim como sobre o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado;
  • Elaboração de vídeo e artes para divulgação do NAPNE e cotas de inclusão para o processo seletivo 2022/2023, a fim de ingresso de novos estudantes na instituição;  
  • Reunião com a coordenação e equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Quedas do Iguaçu) em 01/09/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão, além de conhecimento do trabalho realizado pelo CAPS do município;
  • Organização e realização de ação de extensão com grupo de estudantes e professoras da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu, a partir da visita da instituição ao campus para conhecimento de alguns projetos desenvolvidos e trabalho desenvolvido pelo NAPNE do campus (visitas em 14/09,  23/09 e 24/10);
  • Confecção de material sobre o núcleo (faixas) para o Desfile de 7 de setembro, além de decoração de ambientes do campus com mural, cartazes e origamis;
  • Organização de rodas de conversas mensais, com responsabilidade da psicóloga Ana Paula, sobre temas referentes à saúde mental;
  • Palestra para servidores e estudantes com profissionais do CAPS  (Centro de Atenção Psicossocial) com sensibilização sobre o Setembro Amarelo e a valorização da vida, além de apresentação do CAPS, seu funcionamento, equipe e trabalho realizado, ocorrido em 22/09/22.

NOVEMBRO/DEZEMBRO 2022

  • Reuniões mensais do núcleo;
  • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada componente curricular, bem como relatórios e parecer final);
  • Formação para servidores e profissionais da APAE com a psicóloga Jaqueline de Oliveira sobre “Transtorno do espectro autista (TEA) na adolescência”, no dia 09/11/22;
  • Revisão do questionário a ser aplicado aos responsáveis e estudantes ingressantes no ato da matrícula;
  • Publicação e apresentação via banner de resumo “Inclusão: uma vivência necessária” no evento “VI SEPIE²X – Seminário de Pesquisa, Inovação, Ensino e Extensão” do IFPR – Campus Avançado Quedas do Iguaçu;
  • Divulgação das ações do núcleo correspondentes ao ano letivo de 2022.

JANEIRO/FEVEREIRO/2021

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Organização e publicização do calendário de reuniões 2021;
    • Reunião do Programa Tutoria de Pares;
    • Reunião de acolhida aos novos professores, explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
    • Encaminhamentos finais do processo do estudante com adaptação curricular;
    • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Oficina com os professores Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem e Cleverton Vicentini  – “Adaptação de atividades e avaliações”, em 24/02/21;
  • Elaboração de lista de equipamentos/materiais para processo de compra para atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas.

MARÇO/2021

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Reuniões do Programa Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
    • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Planejamento da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
    • Publicização das ações do NAPNE no site do campus;
  • Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico.

ABRIL/MAIO/2021

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
    • Finalização do ano letivo com as devidas instruções no processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Planejamento da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
  • Aplicação do questionário de saúde e aprendizagem aos estudantes ingressantes, bem como tabulação dos dados e apresentação ao colegiado de curso.

JUNHO/2021

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Início da experiência de Tutoria Educacional Inclusiva no campus, junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Reunião para início do ano letivo a fim de dar continuidade ao  processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
  • Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;

JULHO/AGOSTO/2021

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Organização da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
    • Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
    • Formação para servidores e famílias com a professora de Educação Especial Juliana Irani Villanueva dos Reis, com a temática “Diálogos sobre Inclusão: um olhar para a prática pedagógica”, realizada no dia 04/08/21;
    • Troca de experiência, em reunião online, com o Napne do campus avançado Barracão;
    • Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
  • Continuidade da Tutoria Educacional Inclusiva junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;

SETEMBRO/OUTUBRO/2021

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
    • Continuidade da Tutoria Educacional Inclusiva junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Reuniões do Programa Tutoria Educacional Inclusiva;
    • Formação para servidores com o psicólogo Sergio Fuji, com a temática “Saúde Mental dos Servidores no Contexto de Pandemia: Reflexos na Educação”, realizada em 13/10/21;
    • Encontro de orientação para estudantes com os profissionais listados abaixo:
    • 1º Ano – Psicóloga Danieli Barreto – Tema Ansiedade: inimiga ou aliada? – Data: 21/09 – Horário: 9h10min
    • 2º Ano – Psicólogo João Carlos Fernandes de Barros – Tema: Orientação Vocacional – Data: 24/09 – Horário: 8h30min
  • Pós-graduação – Psicóloga Endriely Caroliny Teodoro Lunardi – Tema: Orientações sobre saúde mental (O que fazer diante de um pedido de socorro/ajuda? O que fazer quando eu estou me sentindo “no fundo do poço”?) – Data: 13/09 Horário: 19h

NOVEMBRO/DEZEMBRO/2021

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Estudo e apresentação para o núcleo e colegiado de curso sobre Autismo – Síndrome de Asperger;
    • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina, bem como relatórios);
    • Continuidade da Tutoria Educacional Inclusiva junto aos estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
    • Reunião de acolhida com a nova professora substituta de Matemática, explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
    • Roda de conversa com cada turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com psicólogas da Secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu;
    • Organização de material de divulgação referente às condições de inclusão no campus para o Processo Seletivo Simplificado para o ingresso de novos estudantes na instituição;
    • Finalização da organização da Sala de Recursos Multifuncional do campus;
  • Divulgação das ações do núcleo correspondentes ao segundo semestre de 2021.

MAIO/JUNHO/JULHO/2020

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Elaboração do formulário de encaminhamento para o NAPNE;
    • Reunião de apresentação do núcleo junto aos servidores do campus;
    • Documento orientador do NAPNE aos docentes – Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs);
    • Roteiro de estudos para estudantes acompanhados pelo NAPNE;
    • Contato com as famílias dos estudantes acompanhados pelo NAPNE, a fim de orientações sobre as APNPs;
    • Live sobre saúde mental com as psicólogas Joceia Dias dos Santos e Sandra Mara Vieira – “Novo vírus, novas atitudes!” em 10/06/20;
    • Contato com estudantes que assinalaram alguma vulnerabilidade em relação ao questionário de pesquisa sobre as condições de acesso, bem como, encaminhamento de ações necessárias;
    • Dicas online para estudo para todos os estudantes do campus, disponibilizadas em rede social oficial;
  • Criação da aba “NAPNE” no site do campus e inserção de informações correspondentes;

AGOSTO/SETEMBRO/2020

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Elaboração do Plano de Ações (2020/2021) do Napne;
    • Elaboração do Vídeo referente ao Setembro Amarelo (“O QUE REPRESENTA A VIDA PARA VOCÊ? VAMOS FALAR SOBRE VIDA?”);
    • Publicização, em redes sociais, de materiais produzidos pelo núcleo, servidores e estudantes sobre o Setembro Amarelo;
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Elaboração e publicização do calendário de reuniões 2020 do NAPNE;

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO/2020

    • Reuniões mensais do núcleo;
    • Contato e encaminhamentos referentes ao Programa Tutoria de Pares;
    • Encaminhamentos do processo de estudante com adaptação curricular;
    • Seguimento do processo do estudante com flexibilização curricular (plano de trabalho individualizado de cada disciplina);
    • Encaminhamento de estudantes para atendimento online com psicólogo de Cascavel;
    • Pesquisa realizada junto aos servidores sobre as necessidades de capacitação;
    • Discussão de projeto de extensão como possibilidade de desenvolvimento pelo Napne;
    • Momento de sensibilização concernente às pessoas com deficiência durante o V SEPIEX, bem como viabilização de tradutores e intérpretes de libras durante as palestras do evento;
    • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Formação com as professoras Francieli Groli e Telma Gregolin sobre “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual”, em 25/11/20.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.